segunda-feira, setembro 25, 2006

Sem Pátria

Recebi um e-mail do amigo Serginho e resolvi repassar aqui.

"Rapidamente: pela lei atual nenhum filho de brasileiro nascido no exterior tem direito a nacionalidade brasileira automaticamente. Nem se você chegar no aeroporto de... cochabamba... entrar em trabalho de parto, ter o filho e voltar no dia seguinte. Ou se você for fazer um mestrado no exterior e ter o filho por lá. Nem que o casal de pais seja brasileiro.
O problema maior é que em alguns países, se os pais forem estrangeiros a criança não pode ter a nacionalidade daquele país. Se não me engano, Japão é assim, então por exemplo, se você vai ao Japão grávida, tem um filho, ele não poderá ser japonês e só poderá ser brasileiro depois dos 18 e morando no país. Ou seja até os 18 anos ele não tem pátria."

Já pensou? Você é brasileiro mas precisa de visto pra entrar no Brasil? Aliás, no caso do Japão, a criança não tem nem direito a passaporte.

Site dos Brasileirinhos Apatridas

3 comentários:

  1. Megui, que eu saiba eles têm direito à cidadania brasileira, sem problemas. Mas só dá para obter a cidadania fazendo o registro num consulado brasileiro do país onde a criança nasceu.

    ResponderExcluir
  2. Menina que loucura!!!! Nao quero ter um piazinho apatrida nao!!!

    ResponderExcluir
  3. Leila,
    Eu confiei na informação porque os sobrinhos do meu amigo nasceram aqui nos EUA. Imagino que a família dele deve saber sobre isto.

    ResponderExcluir