segunda-feira, março 20, 2006

Meninos de Rua

Semana passada assisti Falcão: Meninos do Tráfico" de MV Bill e Celso Athaíde que conta a vida das crianças envolvidas no tráfico de drogas. Os autores levaram 6 anos captando as imagens. É como se fosse a versão não-ficção do filme Cidade de Deus. Nada confirmado mas ouvi dizer que a Globo, por vários motivos, levou 3 anos pra mostrar esse documentário.

As imagens mostraram o dia-a-dia de uma criança na favela que lida com constante violência, a brincadeira deles que muito tem em comum com a vida real, a perda da inocência, como muito deles perderam o pai muito cedo e por causa disso eles querem ajudar a mãe. Além disso a ligação da polícia com o tráfico e de como muitos policiais recebem salários dos traficantes pra deixarem eles quietos.

Você já imaginou ter 11 anos e não ter perspectiva nenhuma de vida?

O documentário está sendo mostrado a várias autoridades e no dia 12 de outubro vai ser lançado no cinema. É triste imaginar como solucionar situações como essa. A gente fica aqui no conforto de nossas casas mas quando o contraste dá um tapa na nossa cara, dá uma sensação de impotência.

A solução não é uma mas várias ações a serem tomadas. A única coisa que eu consigo imaginar agora é que talvez a adoção de muitas dessas crianças poderia ajudar a tirá-las dessa vida.

Mais sobre o documentário:
na Folha
Rock Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário