segunda-feira, dezembro 20, 2004

Todo lugar tem sua magia
Sempre fui uma pessoa que curte todos os lugares que eu vou. Imagina que tem gente que não consegue curtir umas férias, por exemplo. Me senti muito estrangeira quando cheguei no Brasil mas aí fui encontrando os amigos, conversas na mesa de bar, praia, ver como os primos estão fofos... eu nem queria voltar pra Los Angeles porque queria dar mais atenção pra algumas pessoas da minha família que estão com problemas de saúde, além de curtir mais praias.
Senti que algumas pessoas vieram com certos pré-julgamentos por eu estar morando na terra dos gringos mas em geral foi ótimo rever todo mundo, ter contato com o meu passado. Todos perguntaram se estou trabalhando na área.
Não consegui evitar comparações entre Brasil e EUA. Como o meu meio na terrinha é de jornalistas, as pessoas fazem perguntas mais interessantes sobre outros lugares: pessoas, costumes, culturas. Já a maioria dos americanos é tão voltada pro próprio umbigo que mal conhece cinema estrangeiro e que só pergunta pelo Carnaval. De repente em pleno Brasil, entrei na onda e me vi revoltada com os americanos. Por outro lado, raramente vejo o pessoal aqui criticando outras nacionalidades, nem mexicano que é o que mais tem por aqui. E lá na terrinha, vi muita gente que nem saiu da cidade mas tem críticas prontas em relação a argentino, americano, paulista, gaúcho... que isso, gente? Mente aberta, corpo sadio. Saí daí com vários preconceitos mas aprendi muito nessas minhas andanças, como entender e aceitar a cultura e as diferenças de cada lugar.
Cheguei numa tristeza nessa cidade com uma agonia de não conseguir terminar tudo o que eu tinha pra fazer em Floripa em relação à saúde e material. Não durou muito. Sábado fui comer sushi com a Van e de noite rolou uma festa e reencontrei todos os amigos. Eu precisava disso pra me sentir em casa. Mil convites de Natal, muito bom revê-los. Tinha até outros brasileiros por lá. Dancei pra caramba, muitos abraços, massagem e carinho.
E ontem a família foi dar uma volta em Santa Monica. Baita calor em pleno inverno, céu limpo e ensolarado. Cirque de Soleil na praia. Que gostoso!! Pronto, já estou melhor por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário