terça-feira, abril 04, 2017

Colômbia

Ano passado fui pra Cuba e não tive energia pra escrever sobre o assunto por causa da visita da minha mãe mas vamos ver se dessa vez vai.
Fazia muitos anos que eu tinha vontade de ir a Cartagena. Primeiro porque adoro a obra do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, principalmente O Amor nos Tempos do Cólera. Segundo porque assim que um viajante italiano me contou sobre o Parque Tayrona em 1999, eu quis muito conhecer aquele lugar. Já tinha convidado muita gente pra viajar comigo mas nunca tinha dado certo. E viva 2017! Dessa vez deu e nem fui eu que botei pilha.

Depois de 24 horas viajando entre Los Angeles - Dallas (troca de aeroporto) - Bogotá, finalmente a chegada em Cartagena num clima pra lá de úmido e calor de 31ºC. Delícia. Ai ai, vida tropical e férias têm tudo a ver.

Primeiras Impressões

Desde um Encontro Latinoamericano que participei em 1996 na Venezuela, eu sempre tive uma ótima impressão dos colombianos. São simpáticos, atenciosos e super gente boa. Inclusive tenho uns bons amigos de Bogotá em LA. Foi naquela época que começou a minha vontade de conhecer o país mas os comentários sobre a segurança não eram nada animadores.

Encontrei vários brasileiros pelas ruas, muitos visitando a cidade por causa de um cruzeiro de 7 dias que sai de lá. Fico feliz por isso pois eu sei que nós brasileiros sempre viramos as costas para os nossos vizinhos.

Cada vez que viajo pra um país latino, vejo várias similaridades com a terrinha em termos de comida, tempero, costumes, até detalhes bobos como o lixo do banheiro com sacola de supermercado, coisa que eu não vejo aqui. Também percebo que nós latinos viajamos com uma mentalidade mais "o quanto posso economizar" ao invés de "o quanto posso gastar" como os americanos com quem viajei.

Ainda bem que consigo me virar no espanhol pois não encontrei muita gente que falasse inglês e até ajudei umas brasileiras em algumas negociações na praia.

Ninguém me ofereceu cocaína nas ruas. Sei lá, eu sei que é um baita estereótipo mas pensei que isso ia acontecer em algum bar como aconteceu em Amsterdam ou Floripa.

Segurança
A parte turística de Cartagena, assim como Santa Marta são super seguras. Em momento algum senti que estava correndo perigo. A área conta com mais de 2 mil policiais de turismo, algo inédito pra mim (alô Rio de Janeiro, polícia de turismo!). Aliás, vi muitos policiais em todos os cantos, nas estradas, ruas, praças, blitz. Provavelmente porque além do turismo, a área tem também os portos que levam as drogas pra outros lugares.

Comida
Comida caribenha é tudo de bom. A comida típica naquela região é arroz de coco, patacones (tipo um "cookie" de banana frita nem doce nem salgado) e carne acompanhado de uma salada de repolho e sopa. Me esbaldei de peixe fresco e camarão. O suco famoso da região é a limonada de coco. Amei! Preços dos pratos em média de COP$20 mil a COP$40mil. Recomendo o restaurante La Mulata e pra quem é vegetariano, o restaurante Girasoles que é super em conta, ambos na Cidade Murada. Um pouco menos em conta mas bem cotado em vários sites e no Lonely Planet é o Agua de Mar que serve tapas e bons drinks. Outro restaurante muito bom é o Plaza Majagua, ideal pra um jantar mais tarde e os pratos são bem servidos. E eu como amo crepe e sorvete, recomendo o Crepes & Waffles que é uma cadeia de restaurantes na América Latina. O ponto do centro histórico é super despojado.

La Mulata - Calle Quero 9 58
Girasoles - Calle de los Puntales No. 37-01
Agua de Mar - Calle del Santísimo #8-15
Plaza Majagua - Calle de la Tablada 7-12
Crepes & Waffles - Calle del Baloco, Edificio Piñeres, local 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário