quarta-feira, janeiro 20, 2016

Retiros para mochileira?

Pessoas que viajam (fisicamente) podem se enquadrar em 3 categorias:

- Turista - aquele mais preocupado em fotografar os pontos turísticos sem muita necessidade de interação com a cultura do local. Uns 2 dias em cada local é suficiente.

- Viajante - tem mais vontade de conhecer o local mas tem certas expectativas de conforto.

- Mochileiro - Prioriza aventura ao invés de conforto. Procura por oportunidades de conhecer mais a cultura e está mais acostumado com imprevistos. Evita pacotes turísticos.

Já passei dos 20 anos há tempo mas continuo sendo mochileira. Mesmo que conheça menos lugares, prefiro passar mais tempo em um local e interagir com as pessoas. Geralmente não me importo com muito conforto. Eu fico em qualquer canto quando estou viajando. A parte humana é o que mais me fascina. Prefiro fazer passeios menos conhecidos e fugir dos pacotes turísticos. Dessa vez em Cuba, um dos meus dias favoritos foi quando peguei carona de carroça pra chegar numa cachoeira.

Mas como não sou mais menininha, às vezes tenho curiosidade em curtir um conforto também ou um tipo de viagem diferente. Por exemplo, tenho vontade de participar desses retiros de yoga por uma semana. Acabei de ver um pra Nicarágua. O preço pra dividir o quarto com 4 pessoas é de U$1900, ou seja, $271 por dia. Tá certo que inclui todas as refeições, uma aula de pilates, uma de dança, traslado do aeroporto mas mesmo assim é muita grana! Eu gastei uma média de 40 dólares por dia na minha viagem de Cuba, incluindo refeição e hospedagem. Com $271 eu vou pra um lugarejo hippie e consigo viver muito bem. Não consigo justificar o custo desses retiros mesmo que eu fosse rica.

2 comentários:

  1. acho que, depois que se vê que é possível conhecer lugares incríveis sem muito dinheiro, fica mais difícil gastar demais por puro luxo. eu pelo menos tenho essa mania de calcular antes de investir em algo. tipo: com esse dinheiro eu conseguiria fazer x coisas a mais HAHAHAHA acontece bastante quando o assunto é comida. quando vi que um único hamburguer nesses food trucks da vida custavam 30 fucking reais na hora eu pensei: com 30 reais dá pra fazer em casa e todo mundo dormir de barriga cheia. será que somos muito "mão de vaca"? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que somos muito "mão de vaca"?
      Putz, como responder isso? Controlada talvez :) Quando o dinheiro é suado, é difícil esbanjar. Eu também penso assim, Bah. O que eu consigo fazer com esse dinheiro. Mas vai de cada um essa relação custo-benefício. Uns preferem gastar em restaurantes, outros em viagem, outros em roupas...
      Na minha viagem, a minha amiga me perguntou quanto você pode gastar por dia? Eu respondi: o menos possível. Assim pode sobrar pra fazer outras coisas.'
      É, sou mão de vaca mesmo. :)

      Excluir