segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Violência urbana


O jornalista Kadeh Ferreira fez esse pequeno documentário sobre o assassinato de Alex Shomaker Bastos, estudante de biologia da UFRJ. Alex foi morto após um assalto num ponto de ônibus na Urca em janeiro deste ano. Frequentei bastante aquele campus na época de movimento estudantil.



Eu amo o Rio de Janeiro. É minha cidade favorita no Brasil mas sou grata de viver numa metrópole onde não me sinta eternamente ameaçada. Acho que viver com essa sensação constante de vigia e insegurança é extremamente estressante.

Daí fica a eterna questão de como resolver o problema da violência. Não sou perita no assunto mas de uma coisa eu tenho convicção: de que se deve contar cada vez menos com o poder político. Hoje em dia acredito que cabe a nós encontrarmos soluções para nossos problemas ao invés de contar com os governantes pois a não ser que os filhos deles morram por causa da violência, dificilmente farão alguma coisa. É lógico que não deveria ser assim mas esperar por eles não dá mais.
Me inspiro muito na mentalidade americana do faça você mesmo. Aprendi muito nesse país que não adianta esperar pelos outros.

O que a comunidade pode fazer em relação a isso?

Tenho certeza de que muita coisa já está sendo feita mas essas são as minhas ideias:

- Seminários entre a comunidade pra trabalharem soluções
- Projetos onde se busca o apoio das empresas privadas
- Ao invés de manifestações, apresentar projetos concretos para deputados e acompanhar para que sejam aprovados
- Parques e complexos esportivos pois eu acho que isso ajuda a ocupar crianças e quem sabe se tornarem atletas ao invés de marginais

O que mais? Quais são as suas ideias?

3 comentários:

  1. Oi, Megui.
    Este é realmente um assunto bem complexo.
    Andamos tão estranhos por aqui, tão individualistas. Acho que a população deveria se mobilizar um pouco mais (apesar de eu mesma não saber muito bem o que fazer), mas sinceramente não vejo muita solução. Aqui no Rio até tem um secretário de segurança bem intencionado, mas o vejo sozinho.

    Baseada em minhas referências de vidinha realmente segura (de quando vivia em uma cidade de 5 mil habitantes ou de quando morei numa cidadezinha tranquila na Alemanha), eu acho a minha vida no Rio relativamente tranquila, não me sinto ameaçada a todo momento (moro num lugar bom e não faço grandes deslocamentos). Aliás, vivi uma cena de pavor semanas atrás em Vacaria/RS. Claudio, que é carioca e nunca levou susto no Rio, voltou com o nariz quebrado de lá.
    A desgraça no Rio ganha visibilidade, mas acho que o problema é bem maior e generalizado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Em que bairro você mora, Rafa?

    ResponderExcluir
  3. Botafogo.

    O Alex foi morto do lado de cá da UFRJ, em Botafogo. Zagallo já foi assaltado aqui na frente do prédio,
    Apesar de tudo isso, eu gosto de viver aqui e me sinto relativamente segura.

    ResponderExcluir