sexta-feira, agosto 17, 2012

Los Angeles Wholesale Produce Market

Hoje passei por um prédio antigo que ocupa uma quadra inteira. A arquitetura me lembra aqueles prédios de alfândega.  É o ponto principal de distribuição de hortifrutigranjeiros por atacado da cidade. Li que a hora de comprar é 4:30 da manhã. Deve ser um lugar interessante pra conhecer.
Acabei achando um vídeo de 1963 sobre esse mercado.


quinta-feira, agosto 16, 2012

LABRFF

Isso é notícia velha, a pior coisa que existe no jornalismo mas vou contar de qualquer forma.
Há anos que estava querendo participar de um festival de cinema, pois afinal eu moro em Los Angeles, né? O festival brasileiro sempre batia com o Coachella mas esse ano a 5ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF) foi transferida para 15 a 19 de julho.
Acabei ajudando como coordenadora dos voluntários.
Achei muito engraçado o desespero do pessoal para tirar fotos no tapete vermelho. Uma muvuca que só vendo.
Na correria não pude assistir muita coisa mas deu pra ver 2 filmes:

-  O festival abriu com Open Road, dirigido por Marcio Garcia e estrelado por Andy Garcia, Juliette Lewis e Camille Belle. A ideia do filme foi interessante mas achei o desenvolvimento um pouco fraco. Faltou um pouco mais de emoção. Tinha uns "buracos" na história, principalmente no final.

- Capitães de Areia valeu pelo festival inteiro. Dirigido por Cecilia Amado - neta de Jorge Amado, autor do livro. Gostei da fotografia, direção e elenco. Um dos melhores filmes brasileiros que vi nos últimos tempos.

terça-feira, agosto 14, 2012

10 anos

E não é que este blog completou 10 anos na última terça.
Eu sei que blog já é uma ferramenta meio obsoleta mas o Diários de um Bambolê continua por aqui mesmo que bamboleando menos. 

Serviço Comunitário

Meu único aluno adolescente estava me explicando como funciona o sistema de ensino médio na escola dele. A grade de horário funciona como uma faculdade onde cada um escolhe as disciplinas obrigatórias e optativas que quer fazer. Aqui as crianças passam o dia todo na escola, geralmente entre 8 da manhã até às 3 ou 4 da tarde. Apesar de parecer puxado, eles não estudam todas as disciplinas em todos os anos como eu estudei no Brasil.
O que sempre achei interessante no ensino aqui é a quantidade de atividades extra-curriculares. No colégio dele, por exemplo, é obrigatório fazer 20 horas de serviço comunitário. Para isso, existem vários clubes na escola. Um promove atividades para arrecadar dinheiro a fim de mandar material escolar para a África. Outro clube está relacionado com direitos animais e por aí vai.
O meu aluno disse que é legal ter essa iniciativa mas ele acha pode ser ruim pois os jovens acabam fazendo mais por obrigação do que por consciência.
De qualquer forma, que bom que existe esse tipo de atividade. Acho que todo mundo só tem a ganhar.

domingo, agosto 12, 2012

Onda de Calor

Essa semana a temperatura em Los Angeles chegou aos 40ºC e no deserto, 46ºC!
Algumas escolas cancelaram as aulas por não terem ar condicionado nas salas.
No entanto, apesar do calor intenso, é uma sensação bem diferente por causa do clima seco. Qualquer um estaria derretendo num clima úmido a essas temperaturas. Aqui nem tanto.

terça-feira, agosto 07, 2012

Incentivo ao esporte

Em tempos de Olimpíadas, que aliás está sendo a que mais acompanhei até hoje, não há como não analisarmos o desempenho de cada país. Por que países como a China, EUA e Russia sempre ganham tantas medalhas?
Independente de patrocínio, profissionalismo, isso ou aquilo, não há como deixar de reparar numa coisa por aqui. Em todos os bairros de Los Angeles, há um centro esportivo com quadras de basquete, tênis, baseball, etc. Tudo ao alcance de qualquer pessoa e de graça. A cultura dos parques neste lugar é bem difundida e lógico traz a popularização de vários esportes. Nas praias de Venice e Santa Monica, por exemplo, é grande a quantidade de pessoas jogando basquete, tênis, praticando patins, barra, argola e skate.
Por que o Brasil continua sendo o número 1 em futebol? Porque tem campo de futebol em tudo que é canto, inclusive nas favelas. E paramos por aí a não ser quando ganhamos medalhas em Olimpíadas, quando o interesse aumenta.
Quando Arthur Zanetti venceu a prova de argolas hoje, a televisão americana disse quem sabe agora o Brasil se interesse mais por ginástica?
Quem sabe?