quinta-feira, junho 28, 2012

Do socialismo ao capitalismo

Às vezes me espanto com o rumo que deu minha vida. Na época da faculdade eu era presidente do Centro acadêmico e membro da Executiva Nacional e como a maioria do movimento estudantil, tinha (acho que ainda tenho) uma tendência socialista. Quem é que não gostava da idéia de uma distribuição de renda mais equilibrada? Se isso não bastasse ainda tinha o outro chavão. Era bem nacionalista e meio anti-americana, o que não é muito incomum principalmente no movimento estudantil.
Os EUA foram uma lição pra quebrar esses pré-conceitos e ver que tudo tem dois lados. Algumas coisas bateram com ideias pré-concebidas e ainda existe muita coisa que eu critico. No entanto, fui admirando outros aspectos como segurança, estrutura e a forma de lidar com muitas coisas. Acabei me adaptando melhor que muitos brasileiros e jamais imaginei que um dia preferiria morar aqui do que no Brasil. Aquela baixinha anti-americana acabou curtindo a "capital do capitalismo".

4 comentários:

  1. Mudou pra pior. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. hahaha, obrigada pelo gentil comentário. Triste é ver julgamentos sem me conhecer pois se me conhecesse saberia que minha consciência política não acabou, blablabla. Não vou ficar me explicando. Afinal o que importa é que sou muito mais feliz agora que 15 anos atrás.

    ResponderExcluir
  3. Eu penso igual, to muito careta pro Brasil, nao troco aqui por nada! Melissa

    ResponderExcluir
  4. Naquela época (eita parece conversa de velho), a gente tinha uma ideia muito romantizada do socialismo, influenciada talvez pela luta dos estudantes contra a Ditadura Militar na década de 1960, falo por mim. Hoje, depois de ler diversos livros sobre o tema, livros daquele pessoal que lutou mesmo, os estudantes da época, começo a enxergar com distância aquilo que acreditei, era muito utopia. Quem garante que socialistas iríamos estar mais felizes independente do país? Não tenho mais tanta certeza. O agora é fazermos o melhor no nosso "mundinho" mesmo porém ajudando quem tá do lado, e isso eu sei que você faz. Beijos.

    ResponderExcluir