sábado, janeiro 21, 2012

De volta ao passado

Um grupo no Facebook dos estudantes de Jornalismo da UFSC criado há duas semanas tem me deixado na internet mais tempo do que o normal, e olha que já passo muito tempo no computador. A princípio era pra ser uma coisa mais dos calouros, até entrar o Mutley, meu amigo há 22 anos desde os tempos de 2º grau, que chamou todo mundo "dazantiga".  Agora com mais de 800 membros entre professores, alunos e ex-alunos  desde a abertura do curso em 1979, são centenas de postagens diárias e muitas fotos. Imagina 800 jornalistas juntos e a fome que é de se comunicarem? E eu relembrando uma fase que já estava bem apagada na minha memória.
Após 12 anos nos Estados Unidos, conheci tanta gente nesse meio tempo que minha vida no Brasil parece quase algo de outra encarnação. Está sendo uma delícia reviver esse passado, não que queira que voltasse mas que bate saudade bate.
Tenho ótimas recordações do meu tempo de faculdade, praticamente vivia lá dentro e em congressos, conheci cada pedacinho daquela universidade. Não segui muito a profissão mas não me arrependo um minuto de ter estudado lá. Até hoje nunca vi uma turma de universitários em nenhum lugar do mundo que tenha criado tantos laços como nós criamos naquele curso de Jornalismo na década de 90. Quando volto ao Brasil, são eles que eu encontro.
Como ávida por comunicação que eu sou, está super gostoso reencontrar amigos, rir, ler tudo e comentar, mas não tanto quanto o Mutley, diga-se de passagem. Aí veio o vício pois a cada hora que me afasto a gente perde o bonde andando. Aos poucos tudo se normaliza pois tenho muitos projetos pra tocar nesse início de 2012. Ser dona do próprio negócio requer muito tempo respondendo e-mails e pensando em formas de melhorar.
Apesar do tempo gasto na companhia cibernética da turma nesta semana, esse excesso está servindo de inspiração.  Bateu saudade de escrever. Não só aqui, bateu uma saudadezinha também de mexer com jornalismo. Ter vindo pra cá com pouca experiência em jornalismo, impossibilitou mandar muitas matérias. Trabalhar aqui com nível de inglês que eu tinha também era bem inviável. Eu sei que alguns colegas conseguiram mas eu desviei para o lado artístico. Agora deu vontade. Os contatos são grandes, o inglês é fluente. Será que há possibilidade?

3 comentários:

  1. Oi, estou escrevendo um livro que se passa na Califórnia, Posso encontrar muitas informações técnicas na internet para me ajudar, mas não a nada como a opinião de quem realmente esteve lá não é mesmo?
    Bem se tiver disponibilidade por favor eu queria poder trocar alguns emails com você para ter uma noção melhor de como é a Califórnia... Bem, pra começar queria saber mais sobre os "guetos" da Califórnia, os bairros mais pobres, por que é lá onde meus personagens moram, melhor ainda se for próximo a uma praia, aliás, tem bastante surf na Califórnia? É verdade essa história dos morangos da Califórnia serem muito bons? Como é a rotina aí, os hábitos alimentares? a educação? o jeito que as pessoas te trataram? achei muito bom o seu blog, esclareceu muito algumas dessas dúvidas, mas seria legal poder perguntar coisas mais especificas para a minha história. Ia gostar muito se você pudesse me responder, desde já agradeço muito mesmo

    Atenciosamente Lucas Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Lucas, quanta pergunta! Vou tentar responder aos poucos mas a mais fácil é: sim, tem bastante surf aqui.

      Excluir
    2. Ahh valeu pela resposta, havia esquecido de vir conferir... Ah, se quiser me mandar as repostas por email: lucas-luciano20@hotmail.com

      Excluir