sábado, junho 25, 2011

Terra Brasilis

Cheguei nesta terça e fico mais um mês.
Certas coisas dão saudade e é bom voltar. Em certos aspectos eu sempre vou ser brasileira. Mas com 11 anos de EUA, às vezes a gente se sente bem gringa também. Ainda mais eu que me adaptei bem com a turma de lá.
Uma das coisas que já senti dificuldade nesta semana é marcar compromissos. E isso cada vez mais me incomoda. Convido alguém pra passar um fim de semana na praia que diz que vai mas depois prefere ficar em casa. Marco com alguém que aparece 2hs depois. Esse foi um dos motivos que acabei me afastando da comunidade brasileira nos EUA. Em um ano, não consegue se marcar nem um dia pra se ver. Também noto que sempre querem que os visitemos mas muitos não visitam.
Talvez porque nós brasileiros temos dificuldade de planejar com antecedência. Muito se vai pelo ímpeto, pelo clima no dia. Tudo é muito espontâneo. Mas acho legal encontrar um equilíbrio nessa história, né não? A turma lá marca acampamento em 3 meses e eu também penso: "pô, sei lá o que vou fazer semana que vem, quem me dirá daqui a 3 meses". Mas se eu me comprometo, eu tento cumprir.

2 comentários:

  1. Oi, Megui! Seja bem-vinda!
    Sabe que quando me mudei para o Rio, senti uma diferença absurda em relação a isso. Aí em Floripa, algo marcado estava marcado - pelo menos funcionava assim comigo e as pessoas com quem eu me relacionava. Aqui, as coisas não são bem assim e fico bem incomodada. Aos poucos, porém, tento não me incomodar mais tanto, mas confesso que ainda é bem difícil.
    Beijos,
    Rafaela

    ResponderExcluir
  2. Oi, Megui. Você é muito bem-vinda à Ilha congelante. Com certeza o frio úmido, a ausência do sol e essa chuva chata contribuem pras pessoas quererem ficar entocadas. Tem essa diferença cultural que você aponta, sim. Mas isso de marcar com alguém e aparecer duas horas depois, já não dá pra jogar na conta da cultura. Aqui no Brasil isso também é falta de respeito com o tempo do outro. Espero que não aprontem mais dessas pra você. E aí, quando você aparece? Vamos fazer uma jantinha no Campeche? Dá uma ligada pra Laura e combina.

    bj, D/

    ResponderExcluir