sábado, março 29, 2008

Amores à distância

Eu ando sem assunto mas estou com vontade de escrever. Geralmente é o contrário, muito assunto na cabeça e pouca paciência de digitar.

Várias conversas sobre amores à distância ultimamente.

Hoje passei 2hs no telefone com uma amiga minha que chegou há um mês da Nova Zelândia. No ano passado ela estava viajando de férias e conheceu um cara numa cidadezinha lá. Depois de 9 meses de e-mail, eles aceitaram que o sentimento existia e ela foi visitá-lo. Foi pra passar 3 semanas e acabou ficando 4 meses. Conversamos sobre a dificuldade de adaptação em outros países já que ela preferiria que ele viesse pra cá do que ela lá por causa da carreira dela.

Estava lendo o blog da Denise que o amor morava na Suécia e ela no Brasil.

Mais uma amiga estava me contando essa semana que foi conhecer a África do Sul e acabou conhecendo um amigo de uma amiga, que inclusive eu o conheci no Burning Man no ano passado. Mais uma conexão e agora estão a base de telefonemas.

Quem mais? Claro, minha mãe que se apaixonou loucamente por um alemão e viveram 10 anos juntos.

Tem um outro amigo da Irlanda que passou 4 meses aqui na Califórnia. Na época ele devia ter uns 22 ou 23 anos. No último mês resolveu conhecer outras cidades antes de voltar pra terra dele. Era a última noite dele tanto em Chicago quanto nos EUA e ele passou horas conversando com uma menina que conheceu no bar. Trocaram e-mail, visitaram um o outro algumas vezes. E depois de um ano casaram e lá se vão 7 anos.

Adoro ouvir essas histórias. Gosto de ver quando uma pessoa acredita numa coisa e é capaz de vencer várias barreiras.

Conheço vários casos de amor estrangeiro e/ou à distância. Reconhecer o sentimento é só o primeiro passo. Depois vem as decisões de deixar sua terra ou não e sempre consiste em abrir mão de muita coisa.
No entanto uma coisa que eu percebi é que são raros os casos em que o homem se mudou pra onde a mulher está. A única história que lembro agora é de um cara aqui em LA que se mudou pra Grécia. Será que tem a ver com profissão ou a mulher está mais disposta a largar tudo por causa de amor? Será que a mulher se adapta melhor às diferenças?

Então, eu sei que tem algumas leitoras que passaram por experiências assim. Como vocês se conheceram?

sábado, março 22, 2008

guerra de travesseiro

Você sabia que hoje é o Dia Internacional da Briga de Travesseiro? Há brigas em várias cidades no mundo todo hoje.
Eu não tinha a menor idéia da existência disto mas aqui olha só esse vídeo em NY.

quinta-feira, março 20, 2008

Crise e esperança

Nessas últimas 2 semanas o que mais tenho feito é checar o Craigslist pra achar um lugar pra morar e trabalho. Finalmente recomecei a dar aulas e tenho 4 bambolês pra fazer esta semana. São tantas decisões para serem tomadas neste semestre e tantas opções para escolher. Ainda bem que a maturidade fez diminuir a minha ansiedade. Estou tentando não me antecipar em nada. Mas já deu pra curtir um pouquinho, desde que cheguei já passei 4 dias no México num canyon maravilhoso com águas termais e domingo passado teve uma festa de St. Patrick's Day (celebração irlandesa) no parque.

Não tenho acompanhado muito as notícias nos jornais. As únicas que tenho acompanhado são de gravidez das amigas. :)

No entanto, quem está aqui percebe claramente a crise em que esse país está se metendo. Na rádio só se fala do aumento da gasolina. O verão - que é quando a gasolina aumenta mais - ainda não chegou e o preço do galão já está chegando a 4 dólares. Aliás, tudo aqui aumentou com exceção dos salários que não sobem há anos. A média dos salários praticamente continua a mesma desde que eu cheguei em 2000. Há 4 anos que a escola onde ensino paga o mesmo valor para nós. Começamos a notar mais esta crise no ano passado quando os preços dos imóveis começaram a cair. Um ds meus alunos que trabalha com isso, disse que o telefone mal toca no escritório. Ele recebe uma ligação por dia e os prédios comerciais que ele possui, estão todos vazios. Um amigo que trabalha na Mercedez disse que ano passado eles recebiam 100 clientes por dia e que agora são somente 20.
A consequência disso na política é a quase comoção criada em torno de Barack Obama. Só se fala nele, em toda a mídia. Eu também simpatizo muito com ele mas fico com pé atrás quando se deposita muita esperança em torno de um candidato como fizeram com o Lula. Vejamos...até agora parece que ele leva essa mas será que ele é santo milagreiro?

sábado, março 15, 2008

Eu não sei qual a razão mas ando com cada vez menos vontade de escrever neste blog e cada vez mais no blog em inglês. Acho que é a vontade de me comunicar com as pessoas em volta. O blog em inglês é dentro do Tribe e portanto quem lê é a minha comunidade. Acho que é porque também recebo muito mais comentários lá. Não tenho certeza mas os amigos no Brasil já pararam de ler este blog há muito tempo.

Por exemplo, o último post lá foi sobre a dificuldade das pessoas em ouvirem os outros. Eu noto mais e mais a falta de interesse das pessoas perguntarem do fundo do coração como a pessoa na frente dela está. Alguns amigos já chamaram a atenção que eu faço a mesma coisa de vez em quando e é verdade, por isto estou tentando mudar. Mas já notei também que amigos próximos chegam a contar a vida deles pra mim durante uma hora e jamais perguntar como estou. Estou agora buscando um equilíbrio nas amizades onde eu ouço e sou ouvida.

segunda-feira, março 03, 2008

Filmes da Semana

Eu continuo sem pique de sair muito e passei o fim-de-semana assistindo 2 documentários muito bons.
Favela Rising - documentário produzido pela HBO contando a história da banda e movimento social Afro Reggae, que surgiu depois do massacre da favela de Vigário Geral, no Rio de Janeiro.

The Bridge - A ponte Golden Gate é o lugar mais procurado pelos suicidas no mundo. Um grupo de cinegrafistas passou um ano captando imagens de suicídio na ponte e tentando mostrar o porquê do interesse por este lugar, através de entrevistas com os familiares dos mortos. No jornalismo nós sabemos como é tabu falar de suicídio e o documentário me impressionou demais.

Outro filme que eu assist foi Across the Universe, um musical com trilha sonora dos Beatles interpretada por vários artistas, entre eles, Bono. Os efeitos visuais captaram bem a energia das músicas deles.

domingo, março 02, 2008

Imagens de Pisco

Eu não tive a chance de bater fotos. Não imaginam como foi difícil não poder registrar imagens de tudo mas tem um grupo no Flickr cheio de fotos.

Das poucas que eu tenho, esse foi meu projeto favorito:
Reformar uma biblioteca em San Clemente. A princípio só faríamos umas estantes para os livros e o projeto foi crescendo e derrubamos 2 paredes pra entrar mais claridade, pintamos a fachada e a parte de dentro, fizemos uma tubulação pra trazer luz pra sala e desenhamos e pintamos o mapa-mundi na parede, que aliás, a escola não tem um Atlas sequer.