terça-feira, janeiro 02, 2007

Sobre o filme Turistas

Há muito tempo que eu estava querendo falar desse filme mas estava esperando pela repercussão. Minha curiosidade se devia mais ao fato de eu ter sido a professora de português da atriz principal, Melissa George. Trabalhamos há mais de um ano as falas em português do roteiro tanto em pronúncia quanto entonação. Ela é uma gracinha de pessoa e ótima aluna de português. Quando ela voltou para Los Angeles, disse que adorou o Brasil mas a produção do filme foi complicada e bem estressante.
Eu não suporto filme de terror e se algum dia eu assistir esse filme será pra ver o resultado das minhas aulas com a Melissa. De qualquer forma, eu acho uma tremenda besteira essa coisa de boicotar o filme porque vai sujar a imagem do Brasil. Pelo amor de Deus, fala sério! Isso porque:

- Primeiro que assistir ou ler os jornais brasileiros já é motivo suficiente pra acabar com o turismo de lá: ônibus incendiado, assalto a turistas, comércio que fecha por ordem de traficantes presos, sequestros, avião que não decola...nenhum filme de ficção pode ser mais absurdo que a realidade verde-amarela.

- Turistas não é um documentário. É um filme de ficção voltado pro adolescente que adora cenas de terror, feito num paraíso tropical que poderia ter sido Brasil, Tailândia ou Jamaica. Convenhamos, esse tipo de filme não destrói turismo de lugar nenhum.


- O filme "Cidade de Deus" foi feito por um brasileiro e mostra muita violência. Este sim foi um filme que causou repercussão.

- O filme inglês "Dirty Pretty Things" fala da venda de órgãos na Inglaterra. Você acha que as pessoas deixaram de ir pra lá por causa disso?

- Filmes americanos antes de mostrarem outros países, já mostraram inúmeras cenas de violência por aqui.

- Por acaso, nos anos 80 não houve uma repercussão sobre venda de órgãos no Brasil? Pelo que sei acontecia algo assim.

- E por último, mesmo que causasse repercussão seria muito bom porque quem sabe não seria uma forma das autoridades brasileiras finalmente abrirem os olhos pra situação caótica em que chegou a violência nas cidades. Aquela violência não dá mais!! Falo por experiência porque morei no Rio e agora moro numa cidade grande com quase o mesmo tamanho e não sinto 1/3 da insegurança que sentia.

Isso não quer dizer que eu não goste de lá, ao contrário, é por amar o país que eu nasci que eu gostaria que a realidade fosse menos assustadora que um filminho de terror. Infelizmente não é.

12 comentários:

  1. Estou contigo. Não a favor do filme, porque também não vou assisti-lo. Mas eu moro aqui tb e só ouvi falar sobre ele através da repercussão da mídia brasileira. Quanta mais violência temos que esse filme bobo não mostra?

    []s

    ResponderExcluir
  2. Também acho que estão fazendo uma tempestade em copo d'água. Tanta coisa por fazer no país, tantos problemas mais graves e urgentes, e ficam criando caso com uma ficção.
    Mas vou assistir pra conferir o português da moça, tá?
    :P

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo! Voce foi professora de portugues da atriz? Nossa, muito chique! Engracado, acho ensinar ingles mais facil que ensinar portugues. E voce o que acha?

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente com a sua opinião. E deve ter sido o máximo ajudar a atriz a aprender as falas do filme.

    ResponderExcluir
  5. Recebi um monte de e-mails de boicote ao filme. Eu confesso que preferia que o filme nao tivesse sido feito no brasil...Eu vou assistir, com certeza!

    xxoxooxox

    ResponderExcluir
  6. Melhor que o boicote é o boi-de mamão! Eu já disse isso em outro blog: se uma anta de um turista decide o destino das férias baseado em um filme "terror para adolescentes", é ótimo que ele vá pra outras partes. Ficamos livres de mais um cretino, pois já temos os nossos em boa quantidade. E viva o boi-de mamão! Agora me deu vontade de ir a Los Angeles brincar de boi-de-mamão com voce e tua aluna/amiga.

    ResponderExcluir
  7. Já quiseram boicotar os Simpsons, boicotar isso, boicotar aquilo. Deviam é boicotar a própria capacidade de furar filas, de avançar sinais, de roubar no troco, todas essas coisinhas que fazem o brasileiro médio esse mensaleiro em potencial. Tô contigo, Megui: tremenda bobagêra ficar boicotando ficção. Vou deixar de ouvir Wagner porque o cara era ligado ao nazismo? No way, Jose!
    Kisses!

    ResponderExcluir
  8. Eu particularmente nao perco meu tempo para ver esse filme, nao por questao de boicote, mas sim pq parece ruim o suficiente para que eu nao veja nem 5 minutos.

    Acho realmente que as pessoas, em vez de preocupar-se com os efeitos desse filminho, preocupem-se com a realidade de violência e terror que nosso país, outrora maravilhoso, está entrando.

    Um beijo querida!

    ResponderExcluir
  9. oi, vi seu blog em uma busca pelo google sobre coisas em LA. estou me mudando para ai em fevereiro...se vc puder me mandar seu e-mail de contato para trocar algumas idéias com você, eu iria adorar. meu e-mail é c_alvares23@hotmail.com

    Aguardo seu contato! Parabéns pelo blog, adorei seus posts.

    Beijos.

    Carol

    ResponderExcluir
  10. Passando pra desejar feliz ano novo e dar um alô. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. To contigo amiga.
    ACORDA BRAZIL !
    Onde é que posso asistir esse filme? Vou la no Blouckbuster amanha mesmo.
    bjokas
    me

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente, não um filme muito bem feito, mas acho que não prejudicou a imagem do país não, já assisti filmes que mostra violências do tipo que se passam em outros países como a Autrália por exemplo e as pessoas não deixam de visitar.
    Beijos até...

    ResponderExcluir