Eu nunca fui de fazer exercícios só por fazer exercícios. Por exemplo, não consigo andar de bicicleta só por andar. Precisa ser um meio de transporte, é necessário uma funcionalidade.
E trilha é assim também. Preciso chegar a algum lugar ao invés de simplesmente andar e voltar.
Algumas trilhas que me marcaram nessas andanças pelo mundo:
1) Lagoinha do Leste - no sul de Florianópolis. Uma caminhada de uma hora na mata até chegar nessa praia. Nos anos 80 e até 90 era muito comum acampar lá. Ouvi dizer que ultimamente anda um pouco perigoso. Fazer trilha e dar de cara com esse lugar que praticamente não existe nada lá, apenas uma casinha no outro canto, era uma delícia.
2) Cidade de Santarém-Alter do Chão/PA - Em 1999, num fim de semana de folga do nosso projeto no Pará, eu e Anacris caminhamos com uma turma de umas 50 pessoas até chegar a esse lugar, um banco de areia no meio do rio Tapajós. Alter do Chão é uma das praias fluviais mais belas da Amazônia. Foram mais ou menos 18 horas de caminhada na beira do rio. Eles nos falaram que quando anoitecesse, iríamos acampar pra descansar e continuar no dia seguinte. O que eu não sabia é que lá, acampamento consiste em pendurar uma rede em qualquer árvore.
3) Uma trilha forçada em 2001 aconteceu em Lake Tahoe, no norte da Califórnia. Parti do meu primeiro Burning Man com meus amigos Steve e Nick, um irlandês muito gente boa. Nick tinha quebrado ou torcido o pé no último dia do festival e estava de muleta com o pé engessado. O Steve ama Lake Tahoe e estava todo orgulhoso em mostrar uma estrada off-road que ele sempre ia. Acho que queria exibir a pick-up com tração nas 4 rodas que ele tinha acabado de comprar. Como ele não conseguia achar o lugar que ele queria mostrar pra gente, resolvemos voltar, até que ele bate numa pedra e lá se vai o eixo dianteiro do carro novinho. Bom, o jeito foi caminhar. Caminhamos 4 horas no escuro até chegar na rua principal e o Nick de muleta. Coitado. Partir de lá foi uma novela. Nós 3 sem dinheiro e de lá foi uma aventura-roubada atrás da outra, incluindo o 11 de setembro que todos nós sabemos bem. Cheguei em Los Angeles 3 semanas depois.
4) Bahia, 1997. Passei o Carnaval no Vale do Capão, Chapada Diamantina, onde fiquei sabendo da morte do Chico Science. Foi algo que me marcou demais por isso quase esqueci de contar sobre este passeio. A trilha não foi muito especial mas o destino... Cachoeira da Fumaça. Uma caminhada de uma ou duas horas até chegar no alto de um platô. Quando se chega lá, começa a chuviscar. Parece que está chovendo. Demora até se dar conta que por ficar no fim do vale, o vento faz a água da cachoeira subir e por isto a sensação de chuva. Uma cachoeira onde a água sobe ao invés de descer!! Lá em baixo, você mal vê água. A Chapada Diamantina é um lugar que eu quero voltar, e muito.
5) 2005. Sedona. Uma trilha de 3 milhas que fizemos e no meio da trilha, uma área cheia de pedras empilhadas. É o lugar onde as bruxas de magia branca se reúnem. Fiquei me vendo no meio do Blair Witch e fiquei meio apavorada. Sedona é a cidade americana mais esotérica que eu conheci, considerada um centro vortex.
6) As trilhas na Guarda do Embaú, a 50 km de Floripa, sempre me encantaram mas eu sou suspeita pra falar porque eu sou completamente apaixonada por aquele lugar. Já até conheci lugares bem mais bonitos mas tenho uma ligação afetiva com a Guarda. Por exemplo, lembro a primeira vez que fiz a trilha pra Prainha por cima do morro e chegamos lá com uma lua amarelona enorme nascendo no mar, parecia até o sol.
7) Macchu Picchu para Wayna Picchu. 2008. Eu não tinha grandes expectativas com Macchu Picchu porque é um dos lugares mais turísticos da América Latina. Mas me retrato no blog. A geografia do lugar é que a torna tão especial. Eu estava 4 dias de cama por causa das bactérias peruanas mas resolvi encarar mesmo assim. Fui pelo "lado alternativo" de Cusco a Águas Calientes. Primeiro foi bem gostoso caminhar nos trilhos do trem. 400 pessoas por dia podem fazer a subida íngreme de uma hora até Wayna Picchu. E de lá você fica apreciando a Cidade Perdida com pessoas do mundo inteiro. Será lá a Torre de Babel?
Tem várias outras trilhas mas agora não consigo lembrar de nenhuma que tenha me marcado. De repente eu comece uns relatos de alguns lugares que eu já fui pelo mundo.
A trilha que faltou ter feito foi descer o Grand Canyon com a galera. Fica pra uma outra vez quando esquentar um pouquinho.
sábado, dezembro 02, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Essa de Santarém parece ser lindíssima mesmo. Agora de cabeça não lembro quais são minhas 5+, mas a da Lagoinha com certeza é. Também curti demais a da Guarda. Me senti o próprio Homem de Neanderthal lá do outro lado, com uma garrafa de pinga e uma pedra quebrando mariscos pra comer na hora de tira-gosto. Ah, lembrei de outra: a trilha pro Preikestolen, uma rocha de 600m num fiorde norueguês. O caminho não é muito especial, mas o destino, uau!
ResponderExcluirnossa...adorei este seu post. Que lugares lindos!!!! concordo com vc qdo diz que nao gosta de fazer caminhada so por fazer...eh estimulante a expectativa de aonde se vai chegar, o que ha por vir...xoxoxo
ResponderExcluirDauro, escrevi esse post pensando em ti.
ResponderExcluirOIEEE
ResponderExcluirEngraçado que sábado fizemos uma trilha aqui no Gerês, já falei desse lugar. É no norte de Portugal, verde e barulho da água por todos os lados! Tb gosto de fazer com objetivos, principalmente se o destino ou o caminho tiver rio, lagoas ou mar :)
Eita, boa dica essa do Pará. Sabe que meu pai mora em Belém, ontem eu e Léo estávamos falando em passar uma semana lá nas férias do ano que vem pra conhecer mais a região. Eu amei Belém e a Ilha do Marajó, mas preciso explorar mais aquele lugar!
BEIJOSSSS
FABI
Essa do Pará na verdade tem estrada, ônibus turístico, várias lojinhas, enfim é um ponto bem turístico. Nós é que vimos um cartaz na rua sobre essa caminhada e resolvemos fazer uma coisa diferente.
ResponderExcluirEu fiz uma na ilha do Campeche que foi show! Ah, a Guarda... saudades de lá...
ResponderExcluirAdorei o post!
Beijocas
Tem razão, Thelma! A trilha da Ilha do Campeche também é muito legal. Esqueci completamente. Essa é uma que não é exatamente um destino porque a gente dá a volta na ilha mas a trilha em sim é ótima.
ResponderExcluirLindo, lindo, lindo demais!!! Ufff, essa trilha da Chapada Diamantina parece ser linda demais... essa cachoeira, só coisa da natureza mesmo!!!
ResponderExcluirBeijo linda e ótimas trilhas!
Lindos lugares. Eu tambem adoro caminhadas e essas que tem um objetivo entao é fantastica.
ResponderExcluirBeijos,
me
Trilhas de respeito. Eu fiz uma trilha no Red Rock Canyon em Nevada, recentemente. Foi bacana porque no fim do dia deu pra ver Las Vegas ao longe, no meio do deserto, como se fosse uma miragem mesmo.
ResponderExcluir[]s