quarta-feira, novembro 08, 2006

Eleições nos EUA

É o assunto do dia por aqui.
Ontem tivemos eleições para governador, deputado e senador.
A Câmara de Deputados é chamado de House of Representatives (por favor me corrija se eu estiver errada) e o Senado de Senate.

PONTOS POSITIVOS

* Em relação ao sistema eleitoral, ainda estou aberta à outras opiniões mas prefiro o voto facultativo ao obrigatório. Outra vantagem em relação ao Brasil é que todo estado apresenta vários referendos no qual o eleitor aprova ou não através do voto.
* A primeira vitória do dia foi o afastamento de Donald Rumsfeld, Secretário de Defesa do Governo Bush. Donald é um dos principais responsáveis pelas decisões na Guerra do Iraque. Inclusive ouço amigos falando que ele deveria ser julgado por crimes de guerra.
* A segunda vitória provou que os americanos são contra esta guerra embora o que infelizmente me pareceu decisivo foram os últimos escândalos em relação aos políticos republicanos ultra-conservadores que se revelaram gays. Os Democratas ganharam 50 cadeiras na Câmara e agora têm 33 deputados a mais que os Republicanos. Isto vai ser importantíssimo nas decisões governamentais daqui em diante.
* Além disso os Republicanos perderam o governo de seis estados, alguns como Nova York com vitória esmagadora de 70% dos votos. Agora 28 estados são governados por Democratas, 8 a mais que os Republicanos. Dois ainda estão em processo de apuração.

PONTOS NEGATIVOS

* Arnold se reelegeu mas isso já era esperado. Não estou muito a par do governo dele mas ouvi dizer que ele tem tomado algumas iniciativas em relação ao meio-ambiente.
* Várias dos referendos apresentados na Califórnia não foram aprovados como, por exemplo, o aumento de impostos para serem usados em fontes alternativas de energia.

Aqui em casa comemoramos com champagne. Agora resta esperar o resultado do Senado e ver se a gente leva essa também. Quem sabe isso seja uma esperança na transformação desse país?

3 comentários:

  1. As vitórias foram tão grandes que superam as derrotas pontuais. Cheers!

    ResponderExcluir
  2. Muito informativo esse seu post! Valeu!! tenho curiosidade em saber como "andam" os projetos com relacao aos imigrantes ilegais ai. me lembro que no comeco deste ano foi um "bafafa", lembra? o pessoal fazendo manifestacao em massa nas ruas, acabou que nao deu em nada...sei que ha um certo interesse por parte dos democratas em criar e executar algo que favoreca os ilegais...tema complicadissimo, mas algo tem que ser feito afinal sao 12 milhoes de pessoas.

    xoxoxoxo

    ResponderExcluir
  3. Otimo post, Megui! Muito informativo, como ja falou a sua amiga ai acima.
    Vamos aguardar que as coisas melhorem daqui pra frente. Eu tenho esperancas.

    Beijos

    ResponderExcluir