sexta-feira, dezembro 02, 2011

Santa Ana


Essa semana foi o que cheguei mais perto de viver numa zona de desastre natural. Na última quarta-feira recebemos os ventos de Santa Ana que chegaram a 150 km/h. Pra mim, só não foi furacão porque não choveu mas a força do vento devastou a parte leste da cidade onde eu moro.
Só na minha rua já tinham galhos por todos os lados e duas árvores caídas. Ficamos 14 horas sem luz. Postes foram derrubados e várias explosões de transformadores deixaram 347 mil pessoas sem energia elétrica. Alguns bairros também ficaram sem abastecimento de água e continuam sem luz.
Essa ventania acontece geralmente uma vez por ano e é responsável por muitos incêndios durante o verão mas nunca tinha visto assim tão forte. Além do mais, o "epicentro" foi em Pasadena, bairro ao lado do meu e o mais arborizado de Los Angeles. Hoje dirigi por lá e parecia uma zona de guerra. Só no pequeno trecho de uma rua vi umas 10 árvores no chão. Tem restos de árvores espalhados por todas as ruas. Nem árvores centenárias resistiram.
Pelo menos não tivemos nenhuma fatalidade e no final das contas apesar do susto tive sorte pela árvore sicômoro (sycamore) atrás do meu quarto ter resistido em pé. Além disso, moro na metade do bairro que  a luz voltou mais rápido.
Agora a trilha sonora dos últimos dias tem sido a da serra elétrica e sirenes pela vizinhança. Tem muito trabalho pela frente.

Fotos no LA Times