terça-feira, agosto 14, 2012

Serviço Comunitário

Meu único aluno adolescente estava me explicando como funciona o sistema de ensino médio na escola dele. A grade de horário funciona como uma faculdade onde cada um escolhe as disciplinas obrigatórias e optativas que quer fazer. Aqui as crianças passam o dia todo na escola, geralmente entre 8 da manhã até às 3 ou 4 da tarde. Apesar de parecer puxado, eles não estudam todas as disciplinas em todos os anos como eu estudei no Brasil.
O que sempre achei interessante no ensino aqui é a quantidade de atividades extra-curriculares. No colégio dele, por exemplo, é obrigatório fazer 20 horas de serviço comunitário. Para isso, existem vários clubes na escola. Um promove atividades para arrecadar dinheiro a fim de mandar material escolar para a África. Outro clube está relacionado com direitos animais e por aí vai.
O meu aluno disse que é legal ter essa iniciativa mas ele acha pode ser ruim pois os jovens acabam fazendo mais por obrigação do que por consciência.
De qualquer forma, que bom que existe esse tipo de atividade. Acho que todo mundo só tem a ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário