Eu evito postar sobre os assuntos violentos que estão em destaque mas gostei desta charge.
Esse foi meu comentário no blog Sonho Meu:
Graças a um professor, acho muito relativo essa coisa de atribuir atitudes violentas a loucura. Pode ser que o cara fosse louco. No entanto, culpar a loucura é uma forma mais fácil de justificar um ato violento tirando a responsabilidade da sociedade. Porque, afinal, ninguém quer ouvir que a forma que vivemos está errada, não é mesmo? O fato de alguém ter um comportamento sinistro ou depressivo não significa necessariamente que essa pessoa vá sair por aí assassinando os outros.
O problema é bem mais complexo. Além da questão do armamento, existem vários outros aspectos que andei pensando desde que assisti Bowling for Columbine:
- O uso cada vez maior de video-games cria um mundo imaginário distante da realidade. Matar no mundo imaginário é muito comum.
- Crianças americanas crescem cada vez mais sem conexão com família. É uma instituição que está se desintegrando nesta sociedade. Os pais, que trabalham cada vez mais e passam pouquíssimo tempo com as crianças, quase não dão carinho para os filhos e essas crianças perdem um pouco (ou muito) da noção do amar e ser amado.
- o individualismo total
- e claro, a questão da violência. Os EUA condenam qualquer imagem erótica/sexual mas mostram armas e agressividade sem nenhum problema, tanto no cinema quanto na TV e nos desenhos animados, etc. Há tanta banalização da violência que faz parecer quase legal, sem contar no destaque que a imprensa dá.
No blog Stuck in Sac, achei esse artigo do jornal The Independent muito interessante sobre o caso.
quinta-feira, abril 19, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Isso mesmo, a loucura dos outros ninguém pode controlar, já a disponibilidade de armas... Esse é o ponto central, e que precisa ser encarado seriamente nos EUA, sem medo da grita dos conservadores pela "liberdade de portar armas".
ResponderExcluirOi amiga,
ResponderExcluirO seu comentario lá no meu blog, so enrriqueceu meu post. Muito bem pensado e falado. Concordo plenamente contigo.
bjos,
me
Megui!
ResponderExcluirQuado vens pras paradas do Yosemite? As cachoeiras estão a mil e a previsão é de um verão seco e logo. Por falar nisso estou na organização de um projeto voluntário de restauração de um dos campings do parque que vai acontecer em junho - se estiver interessada, me avisa.
Pois, amiga, vou discordar de você quando o assunto é a tal da responsabilidade da sociedade. Isso sempre me pareceu tirar do indivíduo a responsabilidade pelo seus atos, por suas escolhas. Se essa lógica estiver certa, todo e qualquer criminoso não seria culpado, e sim vítima das vontadas dessa entidade sem forma chamada sociedade. Partindo desse princípio, o criminoso é um indivíduo que não consegue distinguir entre o certo e errado, bem e mal, é um ser sem moral. Ao que me consta esse é o tipo de definição que se aplica à psicopatas. Nem todos os criminosos são psicopatas e a maioria dos criminosos sabe muito bem as implicações de seus atos. Transferir a culpa para a sociedade soa como desculpa esfarrapada.
Dito isso uma coisa me preocupa nessa história toda: até onde a mídia presta um serviço explorando a tragédia até a última gota? Esse atirador planejou um "pacote" com fotos e vídeos para divulgar sua insatisfação para com o mundo via TV. Me parece claro que um dos motivos desse crime foi o de chamar a atenção, nesse caso, a mídia não deveria dar espaço. Não infoma, não contribui com as investigações, banaliza o fato e transforma um ato bárbaro em espetáculo. Talvez essa seja a contribuição da sociedade em crimes como esse, mas o ato de puxar o gatilho e matar o seu semelhante, seja lá por qual motivo, é uma decisão que cabe apenas a quem tem a arma na mão.
Concordo. Muito bem dito.
ResponderExcluirÈ triste e lamentavel pessoas inocentes serem vitimados assim, mas se os xenofobos racistas nazistas que oprime certos grupos semeando sofrimento forem punidos assim? qual seria a reaçao da sociedade? Tem muitas coisas nos EUA, onze de setembro foi autoria dos muçumanos? John Kennedy foi assassinado por um russo? falta esclarecimentos, EUA misterioso!
ResponderExcluir