terça-feira, fevereiro 05, 2013

Santa Maria

Eu sei que a minha opinião não importa a ninguém mas a vontade de me expressar bateu por causa dessa matéria no Diário Catarinense. Os brasileiros exigem justiça. Claro, o que aconteceu no último dia 27 em Santa Maria foi um dos piores incêndios em casas noturnas no mundo, com 237 mortos e muitas pessoas ainda no hospital. É lógico que a dor aperta mais em quem perdeu um filho, um amigo, um namorado...

Uma série de erros causou a tragédia e os responsáveis precisam ser punidos. No entanto, o que tem me incomodado é essa necessidade de apontar um monstro para jogar pedras, algo que já acontece desde a Inquisição. Pois não acho que o Kiko, dono da boate Kiss, seja um monstro e nem que os funcionários mereçam ser ameaçados. Vejo diversas notícias que contribuem para essa execução. Primeiro, disseram que os seguranças não queriam deixar as pessoas saírem. Não deixaram a princípio mas assim que souberam do incêndio, começaram a ajudar. Depois insistiram que o alvará estava vencido mas até onde entendi, eles já tinham dado entrada no órgão público responsável para a renovação e mesmo assim, esse alvará com certeza não impediria o incêndio.

Foi um erro usar a espuma errada. Foi um erro comprar material pirotécnico de uso externo. Foi um erro não vistoriar a casa. Foi um erro não ter outras saídas de emergência. No entanto, o maior erro do Kiko foi o que todos fazemos de uma forma ou de outra. Tentamos economizar no que for possível pois a gente nunca acredita que o risco possa ser tão grande assim. Esse é o erro dele e de todos nós quando não usamos camisinha, fazemos uma ultrapassagem arriscada, compramos um pneu recauchutado por ser mais barato, voltamos bêbados para casa, não conferimos extintores em nossos estabelecimentos e casas, construímos casas em locais de risco, lugares públicos não são vistoriados e aí por diante. Porque nunca acreditamos que vai acontecer com a gente.

Não estou eximindo os responsáveis de culpa mas que sirva de alerta para que não economizemos onde a segurança é essencial. Nesse caso, aconteceu na boate Kiss mas nas minhas experiências de casas noturnas, existem muitos lugares públicos em risco por aí. Vale lembrar que o próprio Kiko tentou ajudar no que foi preciso, inclusive apontando onde seria mais fácil abrir buracos para salvar mais gente.