quinta-feira, maio 31, 2012

Fotógrafos(5): Lauro Maeda

Lauro também fez jornalismo comigo mas já era fotógrafo profissional quando entrei. Naquela época ele trabalhava bastante pra Inside - uma revista de surf - e através dele consegui meu emprego lá. Nunca mais tinha ouvido falar dele, acho que nem se lembra de mim, até encontrá-lo no tal do Facebook. Acho que fiquei uma hora admirando as fotos dele. O Maeda continua viciado em fotografia e agora especializado em casamento.

terça-feira, maio 22, 2012

Fotógrafos(4): Yan Boechat

Foto da época que usávamos a Pentax K-1000
O Yan sempre teve a fama de ser o típico malandro carioca, cheio de histórias e jeitinho brasileiro. Era o maior enrolão na faculdade mas jornalismo é uma das poucas profissões que eu conheço que esse pode ser o perfil perfeito para uma carreira bem-sucedida. Afinal não é questão de enfiar a cara no livro mas de saber contar uma história e essa qualidade o Yan tem de sobra, tanto visualmente quanto na escrita. 
Uma das disciplinas que fizemos juntos na universidade foi justamente fotojornalismo e ele era tão apaixonado pelo assunto quanto eu. Uma vez fomos fotografar um campeonato de mountain bike para a aula (eu vivia fotografando esportes) e por alguma razão - acho que eu tinha um desconto maior na revelação - fiquei com o filme dele. Só que o filme desapareceu e eu acabei dando as minhas fotos para ele apresentar na aula e não é que o cara ficou com a nota maior que a minha?
Hoje em dia, o Yan não ganha a vida como fotógrafo mas nunca parou de fotografar. Fiquei anos sem saber que ele continua produzindo um belo material

quarta-feira, maio 16, 2012

Fotógrafos(3): Caio Cezar

Paulista radicado em Floripa e outro amigo dos tempos de faculdade. Trabalha com foto desde os anos 90 e é um fotógrafo que eu respeito muito. Muito antes de Photoshop ou máquina digital, sempre admirei o contraste e o enquadramento nas fotografias dele, principalmente quando o assunto é gente.

terça-feira, maio 08, 2012

Fotógrafos (2): Ba Moretti

Quando eu saí do Brasil, ela só tinha 10 anos. Então nunca tivemos muito contato mas curto o jeito da Bárbara contar histórias e registrar imagens. Desconfio que seja a prima mais "artística" que eu tenho. Ela é super ligada em fotografia e acho que ela tem um grande potencial para desenvolver essa paixão dela.

sexta-feira, maio 04, 2012

Fotógrafos(1) - Dauro Veras

Conheço o Dauro há quase 20 anos. É um dos jornalistas mais éticos que já vi. Um dos passatempos dele é clicar onde quer que ele esteja. Adoro a sensibilidade dele de captar momentos.

quinta-feira, maio 03, 2012

Homenagem à Fotografia

Uma postagem que estou devendo há muito tempo é sobre uma das minhas primeiras e grandes paixões: a FOTOGRAFIA. Todo mundo sabe que eu adoro um bambolê mas agora que minhas bamboleadas já não são tão frequentes, volto a olhar para esse hobby que me acompanhou a vida toda.
Fotografia sempre foi minha paixão desde criança quando ganhei minha primeira máquina fotográfica aos 8 anos de idade, uma Kodak Instamatic que tinha um rolo de filme caríssimo e negativo quadrado ao invés de retangular. Usei por muitos anos até ganhar um modelo alemão mais recente.
Quando entrei pro jornalismo aos 17, não tinha me dado conta que fotojornalismo fazia parte do currículo (pra minha felicidade). Era a aula que não eu perdia de jeito nenhum. Foi como um "chamado"(hahaha, que piegas). Começamos com uma Pentax K-1000, meu primeiro contato com uma máquina profissional. Que delícia era sair fotografando, ajustando o fotômetro, ouvindo o barulhinho do obturador, etc. Além das saídas de campo, foram várias horas passadas num laboratório revelando manualmente as fotos e acabei me apaixonando mais ainda. Por causa disso, meu primeiro emprego durante a faculdade foi de laboratorista num estúdio de modelo.  Tudo o que eu queria depois disso era trabalhar como fotógrafa mas e o dinheiro que se gastava em revelação de foto? Cruz! Meu próximo emprego foi de assistente de fotografia numa revista de surf. Nesse meio tempo. comprei minha primeira câmera SLR - uma Minolta -  que me acompanhou durante 9 anos.  Dá pra imaginar a alegria da menina quando saí daquela loja de 2 andares de equipamentos fotográficos na Alemanha? Uma das "nossas" aventuras foi a 1ª Maratona Fotográfica de Florianópolis, um concurso no qual passei 24 horas batendo foto, sem pausa.
captando imagens em festivais
Tudo lindo e maravilhoso na nossa mudança para os EUA em 2000, eu e minha Minolta. Bati fotos maravilhosas no meu primeiro Burning Man. Eis que um belo dia algum infeliz entra no meu apartamento enquanto eu estava dormindo e leva minha câmera juntamente com 4 lentes e filtros, flashes e tudo mais. Só vou dizer que chorei muito e não me entrou bem por muitos anos. Minha visão de enquadramento se esvaiu, meu lado criativo se apagou.
Desde então, fiz menos trabalhos pois meu desejo de se tornar profissional tinha passado. Um trabalho aqui e ali para três fotógrafos fazendo eventos e casamentos. Quando comecei a bambolear, era difícil carregar e manter o olho nas duas paixões e fui deixando a fotografia cada vez mais de lado, apesar de ter 7 mil fotos no meu computador.
Esse ano quero comprar uma máquina nova e retomar minha paixão.

Toda essa milonga porque na verdade hoje estava vendo as fotos de alguns amigos e gostaria de falar da quantidade de gente talentosa que eu conheço. Uma boa composição gráfica, contraste e expressão ainda me tocam muito e como estou cercada de fotógrafos feras, aí vão alguns deles que sempre me dão prazer em ver. Esse mês esse blog vai ser dedicado a esses amigos que sempre me inspiram.



quarta-feira, maio 02, 2012

Online

Descobri agora o site crimemapping.com que mostra os tipos de ocorrências policiais numa área. Em volta da minha casa esta semana, por exemplo, teve 4 roubos de carro e um roubo à mão armada.

Hoje eu estava pensando sobre o tal classificados. No Brasil ainda se usa muito o velho classificados de jornal. Por que será que os classificados online ainda não é tão popular lá como é aqui? Quer dizer, eu não sei o que seria sem o craigslist. Hoje em dia, quase todo o comércio feito pelas pessoas que conheço é pela internet, o que é bem conveniente para as lojas que não precisam alugar áreas em pontos estratégicos e caros.