quarta-feira, novembro 30, 2005

Memorias

Lembrei agora de uma coisa de quando era criança e nunca tinha pensado sobre isso antes.

Quando passeava nas ruas com minha avó, ela sempre dizia: "Cuidado com os ciganos porque eles roubam criancinhas". Cada vez que eu via um(a), eu morria de medo que eles iam me levar. Eu tinha muito medo mas ao mesmo tempo curiosidade porque eu queria entender porque eles faziam isso. De onde veio essa lenda?

Hoje em dia eu adoro ciganos, o jeito como eles (nós) se vestem e às vezes até me considero uma.

Viajar eh preciso

Por mais difícil que seja sair daqui por causa dos cachorros e do trabalho, meu jeito cigano não me deixa quieta. Surgiu uma oportunidade de sair de carro do Brasil até o Deserto do Atacama em janeiro. Me deu vontade. Ao mesmo tempo, venho pensando na Tailândia há alguns anos.
Chile - aventura de carro, com amigo
Tailândia - de ônibus, sozinha

domingo, novembro 27, 2005

De volta ao lar

Feliz da vida de voltar pra casa. Passamos o Thanksgiving na casa dos pais do Dan no Arizona. Voltei assustada por descobrir que minha sogra é aquele esteriótipo que eu ouvia falar do americano que acha que só os EUA é bom. Tivemos uma discussão longa e um dos inúmeros absurdos que ela falou foi sobre o Brasil ser terceiro mundo. Eu tinha escrito um post enorme sobre isso mas pra que alimentar energia negativa? Só sei que estou desapontada e sinceramente não faço questão de vê-la de novo.

Tirando essa parte, fizemos algumas coisas legais. Finalmente fui num jogo da NBA: Suns de Phoenix contra o Nets de New Jersey. E num showzinho de reggae onde eu e um amigo de LA ficamos bamboleando. No final todo mundo no bar bamboleou também. É muito gostoso ver a cara de alegria do pessoal quando eles tentam.

sábado, novembro 19, 2005

Human Translation

O principal motivo de ter ido pra Napa foi celebrar o aniversário de uma das pessoas mais incríveis que eu conheci nos últimos anos. Ele tem transformado a vida de muita gente, tanto aqui como na Ásia.
Resumindo como tudo começou, Tobias, como muito aventureiro, há 2 anos resolveu viajar de mochila pela Tailândia. Depois de um tempo na estrada, ele sentiu que essa vida de viajante não estava preenchendo um certo vazio. Afinal dizem que mochileiros estão sempre em busca de algo.
Até que ele conheceu uma pessoa que o levou a um orfanato de crianças portadoras de HIV. Passou um tempo nesse orfanato e depois disso acabou conhecendo uns monges budistas que pediram ajuda a ele pra reconstruir a represa da cidade. Ele não tinha 70 mil dólares mas disse que ia fazer o possível pra arrecadar esse dinheiro. Tobias tinha 23 anos e na época tinha acabado de se formar em arte. Ele fez uns desenhos e vendeu pelo E-bay pra dar o dinheiro ao orfanato. Foi o início do Human Translation, a organização que Tobias começou assim que ele voltou dessa viagem e desde então se envolveu completamente com esses projetos.
A história lembra um pouco o filme Diários de Motocicleta e aconteceu aqui, ao meu lado. Tobias é uma das pessoas mais humildes que eu conheço e nos inspira tanto! Como fomos os últimos a partir de Napa, eu pude passar umas horinhas conversando com ele sobre isso.
Porque às vezes a gente vê tantos problemas no mundo mas se sente tão impotente diante de tudo e ele simplesmente nos mostra que com vontade, a gente faz tudo. E que mudar é menos complicado do que a gente pensa. Ao contrário do estilo panfletário que muitos de nós ativistas temos, ele não prega ideologia nenhuma e se você não perguntar, ele nem fala sobre o assunto. Muitas pessoas politizadas costumam reclamar, falar, são ótimas na parte teórica mas na prática pouco fazem. Além de ajudar várias comunidades na Tailândia e Camboja, ele tem inspirado muita gente aqui a fazer o mesmo. Vários amigos estão indo pra Tailândia pra ajudá-lo nos projetos, pessoas que ele sente que estão procurando um sentido maior pra vida deles.
Ele disse que voltar pros EUA é sempre um desafio. Porque tem tanta coisa que ele quer fazer lá. É cada vez mais estranho pra ele voltar aqui e ver pessoas gastando dinheiro com coisas tão desnecessárias enquanto ele sabe que 20 dólares pode salvar a vida de uma pessoa lá.
Não páro de pensar sobre isto tudo.

mais shows

Ontem fomos no show do Dandy Warhols. Bem legal! Pena que eu estava exausta e mal conseguia ficar em pé.
As músicas deles são bem mais psicodélicas que eu imaginava mas com uma pontinha de iê-iê-iê pop tipo dadadada e outros sons musicais que a gente conhece bem.
O problema pra mim é que o vocalista tem uma atitude bem estrela tipo "Eu sou demais!" e além disso eu sempre espero que as bandas interajam com o público num show ao vivo. Se for só pra tocar, prefiro escutar o CD.
Mas em termos de música, eu recomendo Dandy Warhols. Muito bom!
Além disso o show foi na Avalon (que já teve vários outros nomes) mas segundo os boatos, foi o primeiro lugar nos EUA que os Beatles tocaram.

tudo bem por aqui

Só pra informar a família, amigos e interessados que está tudo bem por aqui. Andei um pouco doente depois da viagem porque não comi e não dormi direito. Sem querer, me enchi de coisa pra fazer. Comecei a dar aulas sem parar e preciso terminar vários projetos, além dos trabalhos de aula. Por isso estou meio sumida. Aos poucos eu volto por aqui.

quarta-feira, novembro 16, 2005

Fotos

Ensaio fotográfico sobre crianças trabalhando em depósitos de lixo na Nicarágua.

Um pouco mais estético e menos social: Corpos Pintados

sexta-feira, novembro 11, 2005

Napa

Eu e o Dan estamos indo pro Napa Valley hoje. 8 horas de estrada. Vamos visitar um amigo em St. Helena (junto com outras 10 pessoas). É lá onde estão as melhores vinícolas da Califórnia.

Miss Brasil

Ontem fui na festa da miss Brasil USA etapa de Los Angeles. Não sou muito ligada nessas festas mas agora que estou levando minha dança um pouco mais a sério, quero divulgar pra ver se consigo uns trabalhinhos. Ainda mais que do nada colocaram meu nome na lista.
Me senti como Lost in Translation, completamente perdida num ambiente mais que estranho pra mim. Fiquei pensando em ir embora nas 2 primeiras horas até que finalmente pude assistir a banda do meu ex-roommate que toca sucessos brasileiros dos anos 90 como Skank, Paralamas. Foi divertido. No fim das contas acabei subindo no palco e bamboleando bastante. O pessoal ficou surpreso porque isso tipo de coisa ainda não chegou na nossa terra.
De repente tudo mudou porque o cara que me ignorou mês passado quando fui falar de negócios, virou pra mim e ficou sorrindo todo bobo. Complexo de Cinderella.

segunda-feira, novembro 07, 2005

Which religion is the right one for you?

Recebi um teste sobre qual religião tem a ver com você.

Eu nunca fui ligada em religião mas tomei um susto quando o resultado deu 96% Satanismo. Eu? Eu nem sou tão "evil" assim. Depois percebi que eles ligaram Satanismo à auto-responsabillidade.
Meus amigos explicaram um pouco sobre Satanismo e como o nome não faz jus à ideologia (que aliás eu nem sabia que era uma religião). O problema é que o nome gera uma péssima conotação, sei lá, vou logo pensando em sacrifícios ou coisas do gênero. Segundo eles, Satã foi banido do céu por ter questionado Deus. Nesse ponto, acho interessante. Porque acho que como cabeças pensantes, deveríamos realmente questionar tudo.
De qualquer forma, ainda não pretendo seguir religião nenhuma. Meus fundamentos são somente não fazer mal às pessoas, ser amável, respeitar e tentar colaborar pra um mundo melhor. Eu poderia ir adiante nessa história mas como eu sei que esse tema é polêmico demais, vou parar por aqui.

Aqui tem um outro teste sobre religião.

Bush tomou na bucha

Muito bom saber que o pessoal aí embaixo deu um "chega pra lá" no Bush. A propósito, o indíce de aprovação dele agora é de 36%, o mais baixo na história dos EUA.
O único presidente que teve um indíce tão baixo foi Nixon e naquela época toda a imprensa estava contra ele ao contrário de agora.
Está cada vez mais claro que os tempos de EUA como potência está chegando ao fim.

Italia

Ô país pra ter gente bonita! Todo professor de italiano no Berlitz é uma "coisa". A mulherada fica toda atiçada.